INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

Muito se falava no Q.I. Quociente de Inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a pessoas do mesmo grupo etário.

O primeiro teste para medir a capacidade intelectual foi desenvolvido no início do século XX pelo psicólogo francês Alfred Binet (1859-1911). Inicialmente, o teste foi aplicado apenas nas escolas para identificar estudantes com dificuldades de aprendizado.

Mais tarde, o psicólogo alemão William Stern (1871-1938) criou a expressão Quociente de Inteligência, introduzindo os termos “IM (Idade Mental)” e “IC (Idade Cronológica)”, para relacionar a capacidade intelectual de uma pessoa e a sua idade.

As escalas de inteligência foram propostas pelo psicólogo Lewis Madison Terman (1877-1956), com base em vários trabalhos sobre crianças superdotadas. Através da fórmula QI = 100 x IM/IC, classificou o resultado superior a 140 como genialidade e os valores inferiores a 70 como raciocínio lento.

Com base em novos estudos, David Wechsler (1896-1981) criou um teste desenvolvido exclusivamente para adultos, definindo a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (em inglês, WAIS – Wechsler Adult Intelligence Scale), que já passou por revisões.

Depois veio o foco e os estudos na Inteligência emocional, que é um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.

Agora vamos a essa reflexão para entender onde realmente temos que evoluir!

Inteligência Espiritual

Quando eu ainda era criança, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. Eu me lembro especialmente de uma noite quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho muito duro.

Naquela noite, minha mãe pôs à mesa café, leite, geleia, manteiga e umas torradas muito queimadas. Eu fiquei esperando pra ver se alguém notava o fato, mas tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.
Eu não sei o que respondi, mas me lembro de ficar olhando para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada pedacinho da torrada.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele respondeu:

– Amor, eu adoro torrada queimada…

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:
– Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada. Além disso, o que ela é, o que ela representa pra nós, e o respeito que ela merece como ser humano, vale muito mais do que uma simples torrada queimada. Ela é muito mais do que isso!

As pessoas são muito mais do que os seus erros e acertos. Ninguém acorda pela manhã pensando:Nossa! Hoje eu estou muito inspirado pra errar muito! Hoje eu vou fazer o pior que eu puder. Vou bater o meu recorde de erros!”.

É por isso que a Inteligência Espiritual é tão importante na liderança, porque nos ajuda a compreender que o “aqui e agora” vai muito além daquilo que conseguimos enxergar com nossos olhos. Permite-nos compreender que uma ação, uma atitude ou um fato transcendem tempo e espaço.
Um erro pode acontecer por distração, cansaço, desmotivação, falta de conhecimento, falta de treinamento ou, até mesmo, porque alguém quis comete-lo deliberadamente, contudo, só poderá ser compreendido quando buscarmos entender as verdadeiras motivações e razões que o motiva, coisas que transcendem aquilo que enxergamos, e que só podem ser compreendidas por meio de proximidade e relacionamento.

Ao fazer, por exemplo, um feedback assertivo, respeitoso, focado no desenvolvimento de seu liderado, ajudando-o a melhorar seu desempenho, o líder transcende as paredes da empresa, impactando não só o resultado do trabalho dessa pessoa, mas também a sua vida e sua humanidade, fazendo com que isso reverbere em seu relacionamento com as outras pessoas, sua família e seus amigos. Transcendência que também acontece quando o líder age com falta de respeito, grosseria, colocando as pessoas “pra baixo”, impactando a vida das pessoas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em sua vida pessoal e familiar, afetando o seu relacionamento com as pessoas que ama. Este certamente é um dos motivos que eleva as estatísticas de afastamento do trabalho por motivos emocionais que, segundo o INSS, já é a terceira maior causa.

Portanto, só um líder espiritualmente inteligente pode compreender que as pessoas são muito mais do que seus erros e acertos.

Inteligência Espiritual é a capacidade de pensar, sentir e agir crendo que existe algo ou alguém além do tangível ou material que serão impactados por nossas decisões e atitudes, transcendendo assim os limites de tempo e espaço, trazendo consciência, significado e equilíbrio para o papel das pessoas nas organizações, na família, na sociedade e no mundo” (Marco Fabossi – Livro Coração de Líder).

O líder inteligente espiritual é ético, está pronto a ajudar seus colegas, prefere servir a ser servido e não se envergonha de dizer que depende da equipe para crescer. Seu grande propósito é ajudar as pessoas a se tornarem melhores seres humanos, pais, filhos, cônjuges, amigos e profissionais, alinhando suas necessidades e valores aos da organização. Uma organização “espiritualizada” prioriza o compartilhamento em vez da competição, para evitar que apenas poucos vençam, levando todos juntos ao lugar mais alto do pódio.

Lembre-se: Talvez as pessoas se esqueçam do que você fez ou disse a elas, mas raramente se esquecerão de como você as fez sentir.

Pratique a Inteligência Espiritual, não custa nada e faz bem para o coração e para alma.

Tenho soluções e ferramentas colocados nos meus Projetos de Coaching & Mentoring oferecidas aos meus clientes que tem apresentado ótimos resultados para se praticar mais Inteligência Espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *