QUEM QUERO SER DURANTE O COVID-19?
Pois é, essa pergunta você já chegou a se fazer?
Na verdade, estamos vivendo um marco nas nossas vidas, pois nossa geração não tem histórico e nem viveu uma pandemia nos últimos 101 anos…
,
A impermanência mesmo antes da pandemia, já vinha sendo uma tendência em nossas vidas, porém com muita consciência pois temos a tecnologia à disposição e acesso à informação em tempo real. O grande desafio do indivíduo é utilizar essa vantagem com qualidade, pois além do excesso das fake news, precisamos buscar o equilíbrio sendo seletivo de como se informar, pois o jornalismo sempre teve como “carro chefe” a mídia das desgraças e notícias sensacionalistas. Toda essa avalanche de informações traz um risco que pode potencializar atitudes e posicionamentos extremos. O Desenvolvimento Humano já vem sendo marcado por polarizações sem precedentes pois com canal aberto para expor suas opiniões através de redes sociais, todos se sentem no direito de criticar, gritar, ofender, julgar e condenar, muitas vezes de forma anônima se escondendo em falsos perfis de forma covarde.
Vivemos em 2020 e até então apesar das dificuldades da vida moderna tínhamos soluções para tudo que nos afetava, se deparar com um inimigo invisível, mutante e sem ainda uma vacina, leva o indivíduo a buscar culpados, pois esse é um estado de defesa.
Essa postura demonstra de forma clara a falta de equilíbrio e atraso no desenvolvimento de cada ser humano, por outro lado vemos nascer o espírito de solidariedade, de ajuda ao próximo de forma espontânea, uma visão mais empática.
Diante disso temos três posicionamentos a serem analisados:
1-Zona do Medo
Estocar comida e remédios
Divulgar medo, pânico e raiva
Reclamar
Encaminhar notícias alarmistas
Me enfurecer facilmente
2-Aprender
Desisto daquilo que não posso controlar
Paro de consumir aquilo que me faz mal
Identifico minhas emoções
Penso antes de reagir
Analiso impacto do que falo
Entendo que as pessoas estão lidando como podem
3-Crescer
Penso nos outros e crio maneiras de ajudar
Disponibilizo meus talentos para quem possa precisar
Vivo no presente e foco no futuro
Me coloco no lugar dos outros
Vibro e demonstro gratidão
Foco no que dá certo e espalho alegria
Procuro formas de me adaptar e inovar
Tiro aprendizados e fortaleço todos que posso
Busque o equilíbrio, pense e reflita antes de agir!
Desejo crescimento no seu desenvolvimento durante esse desafio!
Deixe uma resposta