O PODER DO ELOGIO

O PODER DO ELOGIO

Quem é que não gosta de ser elogiado depois da conclusão de uma tarefa ou mesmo pelas coisas corriqueiras do dia a dia, como uma tarefa bem feita ou uma produção bacana com um roupa nova?

Por vivermos numa sociedade com grandes tendências críticas para os erros, perdemos muitas vezes o contato com nossa natureza essencial para a valorização das conquistas (mesmo as pequenas) e o ELOGIO espontâneo.

O ELOGIO é fundamental para a formação de qualquer ser humano, um dos principais ingredientes para a construção da autoestima e da segurança.

Quando pequenos, se sentimos que nossos pais não aprovam ou não valorizam nossas conquistas, perdemos a confiança em nosso potencial.

Durante a infância, é necessário que os pais estejam atentos para elogiar os filhos pois, assim, eles desenvolvem firmeza diante as situações da vida.

Com o passar do tempo é natural e ideal que essa necessidade de reconhecimento externo constante diminua, pois filhos que tiveram este quesito bem cuidado pelos pais desenvolvem uma autoimagem positiva e segura, podendo reconhecer internamente o seu valor.

Embora a percepção do próprio mérito cresça, saber moderar as críticas é sempre importante em qualquer fase da vida, para com os outros e consigo mesma.

No ambiente profissional não é diferente, tenho me deparado com diversas oportunidades nos meus clientes onde a prática simples do ELOGIO não é usado/aplicado.

Essa atitude tira o Potencial Humano do jogo diário na busca de superar metas e desafios, e o pior leva grandes talentos à inércia e as vezes ao abandono da corporação.

Tenho aplicado nos Mentoring’s o ELOGIO como uma ferramenta de extrema importância para o aumento do Potencial Humano e consequentemente da Alta Performance.

O maior princípio das relações humanas simbolicamente chamado de “Montanha” é o ELOGIO, temos que compreender o poder do reconhecimento.

Só conseguimos reconhecer as qualidades nas outras pessoas se reconhecermos nossas próprias qualidades. Porém o ELOGIO deve ser sincero e impactante, deve ter evidência e qualidade.

Por que não elogiamos?

Falta tempo…

É normal…

É pequeno…

Fez por obrigação…

Não dá importância…

Rotina…

Porque pode parecer que quer alguma coisa em troca…

Puxa saco…

Se com nossos filhos o elogio tem que estar sempre presente, com nós mesmos, não pode ser diferente.

Muitas vezes somos tão severas e críticos internamente que nos tratamos de maneira rude como jamais trataríamos alguém. “você é burro, está fora de peso…”

Você fala assim com alguém? Se fala, mesmo que só com você mesmo, deveria rever o seu modo de viver, pois não há relação ou autoestima que se sustente desta forma.

Quando as críticas forem de alguma forma necessárias, pondere a forma de falar, sugira junto alguma solução em vez de só apontar o defeito.

Com amorosidade, o ELOGIO torna-se mais fácil, assim como o caminho para o coração das pessoas e, assim, para a paz.

Abra espaço no seu dia-a-dia para elogiar, fará bem aos que te cercam seja na vida pessoal, seja no profissional.

Gastamos tempo em reclamar, brigar, contar nossas decepções.

Crie uma meta de elogiar pelo menos uma pessoa por semana, você acabará encontrando mais e sua vida com certeza vai melhorar.

Fica a dica, você é capaz, acredite!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *